Os candidatos ao ingresso neste ciclo de estudos devem satisfazer as seguintes condições:
a) Serem titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Serem titulares do grau de licenciado e detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do DCV.
c) Serem detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do DCV.
Clínica / Sanidade Animal / Produção Animal / Segurança Alimentar / Ciências Biológicas e Biomédicas
A Coordenação do curso garante o acompanhamento e avaliação permanentes do funcionamento do DCV, aferindo do cumprimento dos seus objetivos e promovendo a introdução atempada das alterações necessárias para a sua constante atualização e aperfeiçoamento.
Os trabalhos conducentes à preparação da tese e à sua redação devem decorrer sob orientação de um doutor, professor ou investigador da FMV. O candidato a doutoramento pode escolher livremente o seu orientador e coorientadores, de acordo com as regras em vigor, podendo para o efeito solicitar apoio ao Conselho Científico. São deveres do orientador zelar pela existência das condições de trabalho e de pesquisa bibliográfica adequadas para a realização das atividades previstas no Plano de Trabalho do orientando e orientar os trabalhos de investigação previstos no que se refere às suas componentes científica, técnica e ética, aconselhando o candidato sobre a melhor forma de atingir os objetivos a que o seu projeto de investigação se propõe.
O ciclo de estudos, nomeadamente o curso de doutoramento, é ministrado na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, situada no Pólo da Ajuda da Universidade de Lisboa. O trabalho de investigação conducente à elaboração da tese de doutoramento, pode ser desenvolvido fora da FMV, de acordo com o Plano de Trabalho aprovado, em instituições universitárias ou de investigação nacionais ou estrangeiras, sob supervisão do(s) orientador(es) nomeados pelo Conselho Científico.
Este ciclo de estudos engloba uma componente curricular, com matérias obrigatórias de Introdução à Investigação Científica, que incluem unidades curriculares de carácter filosófico, matemático, de experimentação animal, de delineamento experimental e a participação em seminários. A estas unidades curriculares somam-se outras de carácter
opcional consideradas adequadas pela Comissão Científica, que conferem uma certa flexibilidade e uma maior conformidade da formação aos doutorandos, em função da especialidade do seu trabalho de investigação e das suas preferências pessoais. Os estudantes poderão inscrever-se em unidades curriculares opcionais de entre as que são oferecidas para cursos de Mestrado em funcionamento na FMV, nas áreas científicas correspondentes, e de acordo com as normas que estabelecidas para o efeito no Regulamento do Doutoramento. De acordo com a formação prévia dos candidatos a doutoramento, o Conselho Científico poderá creditar formação anterior específica, dispensando a aprovação nas unidades curriculares obrigatórias ou opcionais previstas.
Finalmente, a concessão deste grau pressupõe a elaboração, discussão e aprovação, de uma tese especialmente escrita para o efeito que relate a execução de trabalho original de investigação.
São objetivos do DCV garantir uma formação de elevado nível, alicerçada em atividades de investigação, no fim da qual, os estudantes demonstrem satisfazer os seguintes requisitos:
a) Capacidade de compreensão sistemática na área científica;
b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados à área científica;
c) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa;
d) Ter realizado trabalho de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual tenha sido publicado ou aceite para publicação na forma de artigo(s) científico(s) em revista(s) internacionais da especialidade;
e) Ser capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
f) Ser capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área de especialização;
g) Ser capazes de promover o progresso tecnológico, social ou cultural.
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares do grau de licenciado com uma classificação final mínima de catorze valores numa escala de zero a vinte, ou equivalente, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do DCV;
c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do DCV.
Estamos ligados a todas áreas de modo contínuo com participação no Doutoramento de Ciências da Sustentatibilidade – Recursos, Alimentação e Sociedade