PÓS-GRADUAÇÃO
COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

______________________

pggestaodaqualidade@fmv.ulisboa.pt

Objetivos e Competências

As organizações do sector alimentar têm presentemente grandes desafios pelo impacto que a produção dos alimentos tem na sociedade atual pois são várias as preocupações ligadas à saúde pública, proteção ambiental e competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado. Assim, a procura da garantia da segurança e da qualidade dos alimentos necessita de uma multidisciplinaridade no saber exigido aos técnicos do sector alimentar. O objetivo deste curso é formar profissionais do sector alimentar que possam ajudar as organizações a evoluir e a posicionarem-se numa relação de harmonia com a sociedade satisfazendo os seus consumidores. Os profissionais necessitam de saber gerir ao nível da organização e a nível produtivo para que um planeamento adequado de todos os seus processos garanta a qualidade e segurança dos alimentos. Todas as organizações necessitam de comunicar com os seus parceiros e consumidores alvo transmitindo as mensagens adequadas para aumento da sua confiança pelo que este saber é de extrema importância para os profissionais que gerem sistemas de gestão de qualidade e segurança dos alimentos. 

Pretende-se que o formando adquira competências que lhe permitam:

  • Definir processos dum sistema de gestão
  • Planear e analisar processos de gestão de qualidade ou segurança dos alimentos atendendo a estratégias definidas de sustentabilidade e inovação.
  • Planear a inovação & desenvolvimento de processos e alimentos
  • Monitorizar e verificar medidas proativas
  • Determinar indicadores quantificáveis associados aos objetivos de qualidade e segurança dos alimentos
  • Analisar práticas industriais existentes com impacte ambiental
  • Analisar criticamente processos principais e de suporte à produção de alimentos
  • Saber propor soluções para a melhoria continua das organizações
  • Comunicar com colaboradores e parceiros
  • Motivar colaboradores
  • Comunicar com consumidores
  • Comunicar o risco
  • Saber comunicar em momento de crise

A coordenação científica do curso é assegurada pela Faculdade de Medicina Veterinária, cujo Presidente nomeará um coordenador de entre os docentes da FMV participantes no curso.

Outras Escolas da ULisboa que participam na lecionação do curso, nomeadamente o Instituto Superior de Agronomia e o Instituto Superior de Economia e Gestão

Outras entidades parceiras: APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, APIC- Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes

Maria João Fraqueza, Marilia Ferreira, Cristina Alfaia, Rui Bessa, Susana Alves, Virgilio Almeida, Telmo Nunes, Patricia Tavares, Maria Eduarda Soares, Joanna Santiago, Margarida Moldão, Claudia Cordovilo, Cristina Queda, Susana Dias, Maria João Pinheiro.

A Pós-graduação organiza-se em 10 unidades curriculares perfazendo um total de 487 horas, das quais 203 h são de aulas teóricas, teórico-práticas e práticas presenciais, em horário pós-laboral, a decorrer às 3ª, 5ª e 6ª entre as 18h e as 22h, e aos Sábados entre as 9 e as 13h. As 3ª e Sábados funcionarão em semanas alternadas.

O curso tem a duração de um semestre, correspondendo a 20 créditos (ECTS).

A classificação final do curso é obtida pela média ponderada pelas unidades de credito ECTs das classificações de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos.

A aprovação do curso é expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações, e arredondada às unidades (considerando como unidade a fração não inferior a 50 centésimas),

A avaliação será efetuada sob a forma de questionário de avaliação em modalidade contínua e modular ou então por trabalho final de acordo com a gestão efetuada pelo docente responsável de cada UC.

Oferta das unidades curriculares da Pós-Graduação em Comunicação e Inovação na Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar como UC’s isoladas.

A frequência com aproveitamento da Pós-Graduação é atestada por um certificado de caráter académico emitido pela FMV e pela Escola de Pós-Graduação da ULisboa e que inclui a classificação final.

CANDIDATURAS

Prazos de candidatura
2 a 30 JAN'23

Selecione de acordo com a sua situação atual:

- Já tenho conta local no FenixEdu da FMV ou conta EDU@ULisboa
- Recuperação acessos:
      FenixEdu da FMV (candidatos não admitidos em anos anteriores com contas locais)
      EDU@ULisboa (aluno ou ex-aluno da FMV)

 

As candidaturas efetivam-se no Portal Académico da FMV e devem ser instruídas com os seguintes documentos:
Certidão comprovativa dos graus académicos de que os candidatos sejam titulares
Curriculum vitae
No ato de candidatura será cobrada uma taxa de 60€, os quais serão deduzidos ao valor da propina, aos candidatos admitidos e inscritos no curso.

A admissão, seleção e seriação dos candidatos será realizada de acordo com os seguintes critérios:

- Titulares do grau de licenciado/mestre, ou equivalente legal, nos domínios das ciências veterinárias, agrárias, biológicas, gestão e economia ou afins;

- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos, pela comissão científica (profissionais ligados aos setores de produção, gestão, transformação, conservação, distribuição e comercialização de alimentos).;

- Requisitos de seriação – caso o número de candidatos seja superior ao número de vagas, os candidatos serão seriados pela sua formação académica e experiência profissional, com as seguintes ponderações:

1) Formação académica (50%) – valorizando em especial a formação nas áreas científicas das ciências veterinárias, agrárias, biológicas, engenharias, gestão, economia e afins;

2) Formação técnica (20%) – valorizando a formação frequentada e com certificado de aprovação na área específica da gestão de qualidade e segurança alimentar;

3) Experiência profissional (30%) – valorizando em especial a experiência na área da gestão de qualidade e segurança alimentar ou em áreas próximas. 

Destinatários

Titulares do grau de licenciado/mestre, ou equivalente legal, nos domínios das ciências veterinárias, agrárias, biológicas, engenharias, gestão, economia e afins.

Profissionais ligados aos setores de produção, transformação, conservação, distribuição e comercialização de alimentos, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos e adequado à admissão ao curso.

Vagas

Máximo de 40 formandos

Propinas / Inscrição

2.000 €
10% de desconto para trabalhadores associados da APED e APIC

* em 3 prestações

Duração

1 semestre - Total de 203h de contacto (aulas T, TP e P)

Creditação

20 ECTS

Morada

Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa
Av. Universidade Técnica
1300-477 Lisboa
PORTUGAL

Contactos